Contato

Astro infantil dos anos 90 hoje mora em motorhome em Portugal: ‘Liberdade’

jul 11 2023

No início da década de 1990, o paulistano Amadeu Campos estrelou diversos comerciais de TV famosos, desde chiclete (“Nada mais gostoso do que o Bubaloo banana…”), tênis e outros produtos conhecidos.

O menino de cabelos loiros e rosto angelical não se limitou apenas à publicidade, fez clipe com Mara Maravilha e se aventurou também no ramo musical, como um dos integrantes da segunda formação do grupo infantil Ping Pong. Idealizado pelo renomado produtor musical e compositor Arnaldo Saccomani, o trio emplacou algumas canções, inclusive em uma novela global.

Trinta anos depois, o ex-astro infantil, atualmente com 44 anos, leva uma vida completamente diferente — mais discreta e em outro continente.

Vida a bordo

A bordo do motorhome apelidado de Tuê, Campos e a namorada, Suellem Osvath, optaram por uma vivência mais minimalista e semi-nômade, com a cidade do Porto, no norte de Portugal, como base.

A casa sobre rodas é um Fiat Ducato Challenger 2006, com capacidade para acomodar até cinco pessoas de forma confortável (são duas camas de casal grandes e a mesa da sala que se transforma em uma cama de solteiro); além de ter todas as facilidades e utensílios que um lar convencional possui.

Morar em outro país foi uma ideia que surgiu após obter a cidadania portuguesa quando ainda vivia em São Paulo, aliado à insatisfação com o alto custo de vida e o trânsito caótico de uma grande metrópole.

Em 2017, ele arrumou as malas e rodou Portugal inteiro, escolhendo a cidade do Porto para cravar raízes.

Morada móvel e pernoites em locais diferentes

A mudança de um apartamento para o ‘veículo casa’ de 6,5 metros de comprimento e três de altura, aconteceu recentemente e de forma espontânea.

Em janeiro, o casal havia comprado um motorhome por 28 mil euros apenas para viajar nos fins de semana; contudo, eles gostaram tanto da experiência itinerante que decidiram morar definitivamente no ‘Tuê’.

“Hoje, ficamos em locais diferentes, no centro, às vezes na praia, em Vila Nova de Gaia e, após o trabalho, voltamos para tomar banho e dormir no motorhome”, conta Campos, que compartilha parte da rotina e das viagens no Instagram @motorhomeporportugal.

Campos não considera seu estilo de vida nômade ainda, mas a descreve como um ‘meio-termo’ disso, uma vez que o centro de estética do casal está localizado em um endereço fixo.

Questionado se o custo de vida sobre rodas é mais barato do que em uma habitação comum, o empresário e músico pontua que a redução não é tão grande assim como muitos imaginam: “A grande diferença é que a gente não paga mais aluguel. No restante, acho que é parecido, tem mercado, lazer, despesas do carro, de manutenção, motor, as despesas da casa, se algo quebra tem que consertar etc”.

Campos enumera as principais vantagens de não estar preso a um espaço físico, podendo pernoitar em qualquer lugar: “É ter essa liberdade de poder morar em vários lugares, em frente ao rio Douro com uma vista maravilhosa, mas se quiser um lugar mais agitado ir para o centro. É como se a gente pudesse escolher onde queremos viver; em bairros e cidades diferentes, e essa liberdade só o motorhome proporciona”; explica ele, que sempre viaja para regiões mais afastadas nos fins de semana.

Para ele, o único aspecto negativo diz respeito aos cuidados periódicos, como encher o reservatório de água, despejar água suja, limpar o vaso sanitário, que possui autonomia para apenas cinco dias.

Passado musical e parceria com Mara Maravilha

O sucesso da propaganda do chiclete, rendeu uma proposta para protagonizar o videoclipe da versão em espanhol da música “Não Faz Mal” da ex-apresentadora infantil Mara Maravilha.

“Ela viu o comercial e me chamou, o clipe foi muito legal e moderno para a época. Fizemos muitos trabalhos juntos depois”, relembra.

Vieram em seguida participações fixas no programa do SBT, shows com ela, e o início de uma amizade que perdura até hoje. Foi a morena que notou seu talento vocal após vê-lo cantando e tocando violão no camarim, e sugeriu que ele participasse de uma canção no LP dela. Contudo, ele migrou da publicidade para a música em definitivo quando Saccomani o convidou para integrar a segunda formação do grupo Ping Pong.

O trio era formado por ele, Thais Nascimento e Leandro Souza, e emplacou alguns hits como “Estrela Amiga”, tema da novela Felicidade (1991) da Rede Globo, e a regravação de Planeta Sonho, originalmente do grupo 14 Bis.

Ele permaneceu até o término do grupo, em 1994, quando os integrantes já estavam na adolescência e o público alvo era o infantil. Na época, surgiu uma proposta para fazer cinema também, mas Campos recusou: “Nunca foi um sonho ser ator, sempre quis trabalhar com música, meu foco principal sempre foi isso”.

Uma banda portuguesa com certeza

Embora hoje em dia se dedique ao ramo da estética, ele ressalta que não abandonou a carreira musical, e continua exercendo a sua vocação. Amadeu é guitarrista em uma banda portuguesa chamada Iniciadores.

“Eu continuo tendo essa sensação de subir no palco, de ver a galera cantando, vibrando, e é uma coisa que a música transmite. Essa emoção me faz muitas vezes relembrar o passado, então continuo sentindo isso aqui em Portugal”, diz.

O conjunto já se apresentou em eventos importantes no país, como festas, feiras regionais e festivais. Sobre os projetos, está entre os planos desbravar mais o continente europeu: “pretendo curtir a banda, aproveitar muito o motorhome, administrar nosso negócio, fazer uma viagem mais longa, ir para outros países da Europa”, finaliza.

 

FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pelo UOL, uma empresa brasileira de conteúdo, produtos e serviços de Internet. É o maior portal do Brasil.

Contato

Formulário Rápido

Blog

Posts Recentes