Ponha o alarme do telemóvel, coloque lembretes no frigorífico, avise toda a gente que conhece com 18 anos: o momento pelo qual milhares de jovens em toda a Europa esperavam chegou. O programa que permite percorrer várias cidades europeias de comboio (sem pagar transporte) está de volta — e já há datas para as candidaturas.
A Comissão Europeia anunciou que vai voltar a relançar a iniciativa DiscoverEU, que oferece passes de interrail gratuitos a jovens da Europa com 18 anos (ou que os façam antes do início da viagem). Durante um mês, podem viajar em mais de 35 comboios sem pagarem um cêntimo.
O programa que permite a cerca de 35 mil jovens receberem passes ferroviários gratuitos para viajarem pela Europa abre candidaturas daqui a menos de um mês, entre 15 a 29 de março. Para se poderem candidatar, os jovens deverão ter 18 anos e nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes. Também terão de indicar o número do cartão de cidadão ou passaporte no formulário de candidatura online.
De seguida, vão responder a um breve questionário e, se forem selecionados, podem fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024.
Lançada em 2018, a iniciativa da Comissão Europeia de oferecer um passe de Interrail a jovens com 18 anos foi um sucesso imediato. Duas vezes por ano, uma por altura da primavera e outra no outono, são atribuídos milhares de passes gratuitos como forma de celebrar a entrada na vida adulta e abrir novos horizontes, culturas e caminhos aos viajantes.
A DiscoverEU recorda como esta iniciativa tem tido, desde a sua primeira edição, um gigante sucesso. “No período de dois anos de 2018-2019, houve 350 mil candidatos para um total de 70 mil passes de viagem disponíveis — 66 por cento dos quais viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência”, frisa.
Além da viagem, os participantes são convidados a tornarem-se Embaixadores do DiscoverEU para promover a iniciativa. São também encorajados a contactar outros viajantes no grupo oficial do DiscoverEU no Facebook para partilhar vivências e trocar dicas, especialmente sobre experiências culturais ou sobre como viajar de forma digital e sustentável.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela NiT, uma revista digital portuguesa que aborda temas de lifestyle, moda, cultura e lazer.