Terra de Pedro Álvares Cabral, situada em plena Cova da Beira e com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe terão dado o nome. Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” — monte de guerra. Terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos”.
A descrição é a que encontra na plataforma das Aldeias Históricas de Portugal, onde Belmonte se inclui. E para quem a conhece, não podia ser mais precisa ou adequada. A castiça vila do distrito de Castelo Branco foi terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador que no ano de 1500 comandou a segunda armada à India, durante a qual se descobriu o Brasil.
Agora, uma empresa portuguesa criou um concurso de emprego direcionado em grande parte a brasileiros qualificados: e há 300 lugares para ocupar. No gancho apontado ao Brasil, o desafio é o de voltar a trabalhar e repovoar o berço do seu fundador.
A notícia foi primeiro avançada, na passada semana, pelo jornal brasileiro “O Globo“. A WIT, uma premiada empresa portuguesa de software, elaborou uma estratégia que procura minimizar dois problemas em simultâneo: a falta de mão de obra e a desertificação do interior do País.
Foram estas razões que levaram a WIT Software a abrir 300 vagas e a direcionar as candidaturas para o seu novo escritório no Centro de Portugal, em Belmonte, em parte para o mercado brasileiro. As vagas são para cargos de engenheiros de software e desenvolvedores. A empresa afirmou que ajudará com todo o processo para a concessão do visto de residência tecnológico, o “tech visa”.
Segundo adiantou fonte do grupo à NiT, a WIT tem já 20 anos de existência e é especialista no desenvolvimento de software para a indústria de telecomunicações. Atualmente, tem 350 engenheiros e “uma situação muito estável e perspetivas de elevado crescimento”. Por esse motivo, quer agora contratar engenheiros, também do Brasil, e “convidá-los para virem viver para Portugal”, adianta a mesma fonte.
Porque é que estão a apostar no mercado brasileiro? “Porque em Portugal existe deficit de engenheiros de software, e o Brasil tem muitos engenheiros com qualidade”.
Explicado o motivo, resta a comunicação. Por isso, na sua campanha de recrutamento, a WIT lembra vários factos aliciantes que superam em muito o detalhe engraçado de Belmonte ser a terra de Pedro Álvares Cabral. Como o facto de Portugal ser o quarto país mais seguro do mundo e um país com boa qualidade de vida, o que também proporciona um bom poder de compra, explicam os responsáveis. Outro dos motivos tem a ver com a certeza de Belmonte ser “a terra da tolerância”. “É uma vila com um enorme legado histórico e é um local super tranquilo”.
Como se estes atributos não bastassem, para recrutar e fidelizar estes novos 300 colaboradores, a WIT Software está a oferecer um conjunto de medidas competitivas para atrair e reter pessoas em Portugal.
“A empresa tem alguns benefícios especiais para os engenheiros que se pretendam instalar em Belmonte. Para quem pretende viver em plena segurança, com qualidade de vida, e ao mesmo tempo trabalhar em projetos de software para o resto do mundo, esta é uma oportunidade única”, garante a mesma fonte
A WIT tem atualmente escritórios em Coimbra, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Inglaterra. Agora, vai abrir um novo escritório na vila beirã, onde atualmente vivem apenas pouco mais de seis mil residentes.
As vagas disponíveis são para Java Software Engineers, React Native Software Engineers, iOS Software Engineers, Android Software Engineers, DevOps Engineers e Blockchain Engineers.
Apesar de a campanha ter este gancho de ser também direcionada a brasileiros que possam estar interessados em mudar e no acesso ao visto, ela não é exclusiva. Segundo a WIT, os portugueses também podem (e devem) concorrer às 300 vagas, como aliás as pessoas de qualquer nacionalidade.
O concurso já está a decorrer e os candidatos devem fazer as candidaturas de acordo com a vaga que quiserem através do link da página de carreiras: https://www.wit-software.com/careers/
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela NiT, uma revista digital portuguesa que aborda temas de lifestyle, moda, cultura e lazer.