Sumário
ToggleA Eurocopa 2024 começa nesta sexta-feira (14), com diversos astros da bola em busca do maior título do continente. Além dos “nativos”, a competição terá três jogadores brasileiros naturalizados que defenderão suas seleções.
Na história da competição, cinco brasileiros já levantaram o caneco da Euro (veja a lista abaixo), e dois deles têm a chance de se sagrar bicampeão na Alemanha.
Brasileiros naturalizados na Eurocopa
Pepe (Portugal)
Aos 41 anos, o zagueiro nasceu em Maceió, Alagoas, e fez toda sua carreira no país luso. Ele chamou a atenção no Marítimo e, em 2004, se transferiu para o Porto, se tornando ídolo por lá.
Pepe também defendeu o Real Madrid, se aventurou no futebol turco, e retornou ao Porto em 2019. O zagueiro foi eleito pela Uefa como o melhor jogador da final de 2016.
Matheus Nunes (Portugal)
O meio-campista de 25 anos é mais um brasileiro na seleção de Cristiano Ronaldo & Cia. O jogador nasceu no Rio de Janeiro e se mudou ainda garoto para a Europa.
Matheus Nunes defende o Manchester City e foi convocado para a Euro após o corte do também brasileiro Otávio, do Al-Nassr. Ele chegou a ser chamado por Tite em 2021, para defender o Brasil, mas optou pela seleção portuguesa.
Jorginho (Itália)
O catarinense de 32 anos defende o Arsenal, mas já passou por Chelsea e Napoli. Assim como os demais atletas citados, Jorginho não possui raízes em clubes brasileiros, iniciando a carreira na Velha Bota.
O volante esteve na equipe italiana campeã da Eurocopa de 2020 e foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2021, pela France Football.
Brasileiros campeões da Eurocopa
- Marcos Senna (Espanha em 2008)
- Pepe (Portugal em 2016)
- Jorginho (Itália em 2020)
- Rafael Tolói (Itália em 2020)
- Emerson Palmieri (Itália em 2020)
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela CNN Brasil, um canal de televisão por assinatura brasileiro com programação inteiramente voltada ao jornalismo.