Porque está Lisboa entre os maiores? Bem, a luz única, os miradouros a olhar para o Tejo, as esplanadas para apreciar o pôr-do-sol, as praias a meia hora de distância… Razões não faltam. Mas em 2024, deixamos os clichés de lado e trocamos os postalinhos por outra coisa que nos torna excepcionais: os festivais de Verão que vão dar música à cidade. O cartaz está bem recheado: Doja Cat, Camila Cabello, Calum Scott e Ed Sheeran no Rock in Rio Lisboa; Dua Lipa, Pearl Jam, Benjamin Clementine e Smashing Pumpkins no NOS Alive; Måneskin e 21 Savage no Super Bock Super Rock; e LCD Soundsystem, Sam Smith, Massive Attack e The Kills no MEO Kalorama – tudo entre Junho e Agosto.
Estas são razões sonantes para visitar Lisboa em 2024, mas não são as únicas, diz a Time Out Global, que acaba de publicar a lista anual das 50 melhores cidades do mundo para o novo ano. A aguardadíssima reabertura de dois grandes museus em Lisboa – o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian e o MUDE – Museu do Design e da Moda – é outro peso pesado para nos colocar na 13.ª posição do ranking internacional.
À frente de Lisboa, na lista liderada por Nova Iorque, ficou o Porto, em 10.º lugar. A abertura do Time Out Market na Estação de São Bento, um projecto do arquitecto Souto de Moura prometido para 2024, é um dos motivos, claro, mas há outros que justificam ter ultrapassado cidades como Paris, São Paulo, Los Angeles ou Amesterdão. Os editores da Time Out Global destacaram que 98 por cento dos locais consideram a sua cidade bonita e 82% romântica, mas a ideia a que não resistiram mesmo foi a do Porto ser uma cidade onde o copo está sempre cheio. Há hotéis vínicos com muita pinta, como o The Yeatman, o The Lodge ou o Wine & Books; há wine bars para brindar e petiscar, como o Genuíno, o A Certain Café ou o Tia Tia; há caves para ver como tudo acontece, caso das da Sandeman, Cockburn’s ou Cálem, em Gaia; e há ainda um género de Disneyland do vinho para aprender tudo (e beber mais um pouco): o World of Wine.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela Time Out, uma publicação em formato de revista cosmopolita que está presente nas principais metrópoles mundiais.