É Monumento de Interesse Público desde 2013 e desde que abriu portas, em 1906, não lhe têm faltado elogios. Agora, junta-se mais um título à lista. A Livraria Lello, no Porto, foi eleita ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ numa votação promovida pela comunidade online ‘One Thousand Libraries’, que atraiu mais de 200 mil fãs de bibliotecas e livrarias.
“É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal”, afirma Aurora Pedro Pinto, administradora da Lello.
A portuguesa ficou à frente de espaços como a Shakespeare & Company, em Paris, França, que ocupou o segundo lugar, e a Dujiangyan Zhongshug, em Dujiangyan, na China, que fechou o pódio. Foram escolhidas entre 15 finalistas de todo o mundo.
Língua portuguesa marca uma das mais bonitas bibliotecas
Além de eleger as livrarias mais bonitas, o concurso escolheu também as bibliotecas que mais encantam os seus visitantes. O Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, entrou para o pódio, ficando em terceiro lugar.
Só foi superada pela biblioteca do Trinity College, em Dublin, na Irlanda, e pela biblioteca da Assembleia Nacional de França.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela SIC Notícias, um canal de televisão por cabo da SIC dedicado exclusivamente à informação.