O visto para os brasileiros buscarem trabalho em Portugal de forma legal entrará em vigor amanhã. A notícia foi atualizada às 9h50m porque havia duas datas de entrada em vigor no mesmo texto publicado hoje no Diário da República. Jurista do Ministério de Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu à coluna que vale a data seguinte à publicação.
A decisão significa que um brasileiro poderá pedir o visto ainda no Brasil a partir de amanhã nos postos consulares do país.
Em grave crise de mão de obra, Portugal necessita de milhares de trabalhadores. Diversos setores da economia haviam cobrado do governo mais facilidade para contratação de estrangeiros.
Especialistas em imigração avaliam que a comunidade brasileira, a maior entre os estrangeiros em Portugal, deverá receber um impulso significativo.
Logo que o anúncio foi aprovado pelo Conselho de Ministros, o interesse dos brasileiros por Portugal disparou. A proposta ainda seria aprovada no Parlamento.
Ao receber o texto da Assembleia, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa revelou ao Portugal Giro que sancionaria rapidamente, o que de fato aconteceu. O chefe de Estado também disse à coluna que o “ambiente é favorável a brasileiros”.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pelo O Globo, um jornal diário de notícias brasileiro, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio de Janeiro.