Sumário
ToggleVocê sabia que Portugal é um dos países mais procurado por brasileiros nos últimos anos para estudo e trabalho?
Com a facilidade do idioma, o país proporciona uma melhor e mais rápida adaptação para quem pretende se mudar em definitivo ou mesmo passar uma temporada seja estudando e ou trabalhando.
Para que seja possível um brasileiro viver legalmente em Portugal, e consequentemente poder estudar e trabalhar, é necessário que o indivíduo possua um visto válido. Você sabe quais são os tipos? Vamos ver a seguir:
Visto de Estudo ou Estágio (D4)
Este tipo de visto é destinado a pessoas que pretendem estudar, seja graduação, mestrado, doutorado ou MBA.
Documentos necessários: Comprovante de matrícula ou carta de aceitação da universidade em Portugal, comprovante de renda suficiente para o período de seu curso e passaporte com validade superior ao seu tempo de permanência em território português.
Veja o passo a passo para conseguir o visto de estudo.
Visto de Trabalho
Específico para quem já tenha um contrato de trabalho em mãos, ou ainda uma carta de promessa de trabalho de uma empresa Portuguesa.
Além desses documentos, o indivíduo não pode possuir antecedentes criminais e nunca ter permanecido no país de destino de forma ilegal. Será necessário apresentar também comprovante de subsistência referente ao período de permanência, passaporte válido e comprovante de alojamento (carta convite ou hotel).
Visto de Empreendedor (D2)
Destinado a pessoas que pretendem empreender no país, este tipo de visto pode ser solicitado ainda do Brasil, ou já estando em Portugal.
Será preciso apresentar um projeto referente ao negócio que irá abrir, além de passaporte válido, antecedentes criminais, meio de subsistência e declaração de imposto de renda.
Startup Visa
Neste caso, esse tipo de visto é especificamente para quem pretende abrir uma empresa inovadora no país. O processo consiste em juntar-se a uma empresa de maior porte já existente em Portugal, onde receberá auxílio e suporte para o crescimento do negócio.
Requisitos: Desenvolver projetos focados em tecnologia, criar empregos qualificados, ter potencial para atingir um valor de 350 mil euros em três anos, ou um volume de negócio superior a 500 mil euros por ano e ser aprovado na avaliação de potencial econômico.
Golden Visa
Destinado aqueles que querem investir uma alta quantia de dinheiro no país. Aquisições de imóveis com valor superior a 500 mil euros, ou abertura de empresa com no mínimo dez vagas de trabalho, no valor de 250 mil euros.
Em casos de imóveis com mais de 30 anos, o limite do valor cai para 350 mil euros.
Depois de 5 anos com esse tipo de visto, a pessoa automaticamente adquire a nacionalidade portuguesa.
Visto Rendas Próprias (D7)
Para quem possua rendimentos fixos mensais, como aposentados, investidores ou mesmo quem viva dos lucros de imóveis e bens. É necessário comprovar um valor mínimo referente ao salário vigente em Portugal 635 euros (05/2020).
Além desses documentos é preciso comprovar residência no país de destino e apresentar um seguro saúde internacional.