O Conselho de Ministros esteve, esta quinta-feira, reunido para realizar a avaliação semanal da situação epidemiológica de Portugal. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva anunciou as novas medidas para reduzir a propagação da doença e atualizou os níveis de risco dos vários concelhos. As novas regras entram em vigor sábado a partir das 15:30.
CERTIFICADO DIGITAL PERMITE ACESSO A RESTAURANTES E ESTABELECIMENTOS TURÍSTICOS
O Governo anunciou que o certificado digital covid-19 vai passar a ser utilizado para permitir o acesso a restaurantes – em concelhos de risco elevado e muito elevado – e a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.
No caso dos restaurantes, o certificado será utilizado para aceder ao interior do estabelecimento às sextas-feiras, a partir das 19:00, e aos sábados, domingos e feriados, durante todo o dia. Esta medida pretende levantar as limitações horárias, até agora, impostas ao setor da restauração nos concelhos de maior risco.
No caso dos estabelecimentos turísticos e alojamento local, a obrigatoriedade de apresentar o certificado digital aplica-se a todo país. Desta forma, a restrição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa, que tem vigorado nos últimos fim de semana, deixará de ser aplicada.
Para quem não tenha ainda o certificado digital, poderá apresentar um teste negativo à covid-19. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, explicou que também os autotestes à covid-19 serão aceites para entrar nos restaurantes ou estabelecimentos turísticos, desde que realizados no momento de acesso aos estabelecimentos.
O Governo anunciou ainda que os autotestes à covid-19 passam a ser vendidos nos super e hipermercados, para além das farmácias.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pela SIC Notícias, um canal de televisão por cabo da SIC dedicado exclusivamente à informação.