Contato

Filial do polo tech do Recife já atrai empresas para Portugal

maio 24 2023

Com inauguração total prevista para o segundo semestre, a filial do Porto Digital, o polo tech do Recife, ganha forma na cidade de Aveiro. E já atrai empresas.

Os espaços do prédio provisório estão sendo utilizada por profissionais que cuidam da gestão do Porto Digital.

Como adiantou o Portugal Giro, o novo espaço para 25 empresas brasileiras em Portugal vai gerar cerca de 200 vagas voltadas para o Brasil no primeiro ano.

Uma das empresas será o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). O moderno instituto de ciência e tecnologia tem funcionários em Portugal e enviou ao país o diretor executivo Deric Guilhen para mapear o mercado.

— Portugal será nossa porta de entrada na Europa, onde pretendemos replicar o projeto de Recife. Nesta fase, é mais estratégia, porque é montar uma rede de relacionamentos para fazer negócios, buscar indústrias e entender as suas necessidades — explicou Guilhen.

O número de vagas do Cesar em Portugal vai depender da quantidade de projetos fechados e do tamanho necessário para cada equipe que fará a execução de cada um deles.

Além de abrir portas da Europa para empresas brasileiras, a filial de Aveiro vai ajudar a preencher cerca de três mil vagas em aberto no Recife.

Quando foi entrevistado pelo blog em outubro de 2022, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou:

— Vamos parar de perder gente para Portugal, porque poderemos replicar o ecossistema mais competitivo do Brasil em Aveiro. Vamos produzir para o Brasil a partir de Portugal.

Depois de cuidar da parte burocrática que envolve a abertura de uma empresa em Portugal, Lucena contou ao blog ontem que o Porto Digital é capaz de ajudar qualquer empresa brasileira a fazer o mesmo.

— A gente ajuda a resolver a burocracia toda. Ainda estaremos em soft opening, mas já tem empresa abrindo. Nosso intuito é ajudar a resolver algumas coisas para o empreendedor ou funcionário da empresa que for abrir no Porto Digital — disse Lucena.

Segundo Lucena, os serviços de apoio ao imigrante e empresário são os seguintes.

1 – Visto
2 – Abertura da empresa
3 – Providenciar auxílio (contador e etc.)
4 – Escola dos filhos
5 – Serviço de saúde para a família
6 – Apartamento

— Vamos ajudar a formar a comunidade (local) também, para ninguém se sentir desconfortável com a ida (do Porto Digital) para lá — completou Lucena.

 

FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pelo O Globo, um jornal diário de notícias brasileiro, fundado em 29 de julho de 1925 e sediado no Rio de Janeiro.

Contato

Formulário Rápido

Blog

Posts Recentes