A World’s Best Vineyards é uma lista anual que destaca os melhores destinos vínicos, criada a partir da nomeação de cerca de 600 especialistas em vinho, viagens e enoturismo de todo o mundo.
A qualidade dos vinhos, as adegas, a arquitetura, a paisagem e a excelência dos serviços, são alguns dos critérios que estão na base das escolhas dos peritos internacionais.
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (na foto do artigo @Francisco Nogueira) ocupa a posição 60 e acumula, assim, mais uma distinção no ano em que passou a integrar a reconhecida cadeia Relais & Châteaux, tornando-se na única propriedade com a insígnia no Douro.
Com mais de 250 anos de história, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo é um projeto da família Amorim e foi a primeira em Portugal a abrir o seu enoturismo no qual se recria o ambiente de uma grande casa de família portuguesa do Douro.
Na sub-região do Cima Corgo, dos 120 hectares de área total da propriedade, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo abraça a margem direita do rio Douro, ao longo de 1,5 km, com uma mancha única de 85 hectares de vinha enquadrada no património mundial da UNESCO. O projeto integra uma adega, Winery House, Wine Museum Centre, o restaurante Terraçu’s e uma lista de experiências únicas no qual se pode vivenciar todo o espirito da região.
Na posição 56º ficou a Quinta da Pacheca, também no Douro. “Fomos considerados a 56.ª melhor experiência de enoturismo do mundo. Esta é uma distinção que muito nos enche de orgulho e que nos ajuda, mais uma vez, a promover pelo mundo fora a excelência do Douro como destino enoturístico!”, pode-se ler no Instagram da Quinta.
Com cerca de 75 hectares de vinhas próprias plantadas no Património Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO em 2001, a Quinta da Pacheca sempre esteve focada na produção de vinhos DOC do Douro e do Porto de qualidade e foi uma das primeiras na região a engarrafar Vinhos DOC sob marca própria.
Em 1995 a Quinta da Pacheca iniciou oficialmente o seu projecto de enoturismo abrindo as portas para visitas guiadas à propriedade e venda dos seus vinhos na loja da Quinta. O conceito foi desenvolvido ao longo dos anos com outras atividades de relevante interesse enoturístico e resultou na inauguração do The Wine House Hotel Quinta da Pacheca em 2009.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pelo SAPO, um portal português do Grupo Altice que fornece produtos e serviços para a Internet.