Nos últimos dez dias, Portugal ascendeu do décimo ao quarto lugar da lista de países com maior percentagem da sua população vacinada contra a Covid-19. Segundo o Our World in Data, à data de ontem, sábado, o nosso País registava 67,4% dos seus habitantes já completamente vacinados e 11,9% com uma dose recebida, o que perfaz um total de 79,3%, o valor de referência para o ranking em causa.
À frente de Portugal, seguem Malta (93%), os Emirados Árabes Unidos (83,9%) e a Islândia (80,6%), e logo atrás estão Qatar (78,8%) e Singapura (77,8%). Portugal é o segundo país da União Europeia mais adiantado na vacinação, com a Espanha a surgir como o terceiro país da UE (75,8%), na oitava posição global.
Se consideramos apenas os países com mais de 500 mil habitantes, excluindo por isso Malta e Islândia, Portugal situa-se no segundo lugar a nível global, só superado pelos Emirados, cujo total da população é semelhante à nossa.
Outro dado relevante é que 24,4% da população mundial já tem a vacinação completa, enquanto 32,4% recebeu pelo menos uma dose, embora com discrepâncias flagrante entre países ricos e pobres.
O Our World in Data, uma organização focada em estatísticas criada em 2011 por um académico da Universidade de Oxford, atualiza diariamente o progresso da vacinação no mundo, com base nos números oficiais das autoridades de cada país. Para uniformizar critérios, só entram neste ranking os países que divulgam os números absolutos da vacinação, discriminados por primeira e segunda doses administradas.
Como se pode observar na tabela em baixo, Estados Unidos da América, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá ou Japão, todos com populações muito maiores, não conseguem manter um ritmo tão acelerado como Portugal e outros países com menos habitantes.
Recorde-se, a propósito de Portugal, que a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou durante a semana, em declarações à SIC, que Portugal já havia atingido a barreira dos 70% da população completamente vacinada, na passada quarta-feira, o que ainda não aparece refletido na recolha de dados do Our World in Data. De acordo com a contabilização do ministério, até sexta-feira, 20, Portugal administrou 7.725.556 primeiras doses e 5.651.939 segundas doses da vacina contra a Covid-19.
FONTE: Este conteúdo foi originalmente publicado pelo SAPO, um portal português do Grupo Altice que fornece produtos e serviços para a Internet.